29 abril 2015

Município de Viana do Alentejo assinalou os 41 anos do 25 de abril

Ao longo do mês de abril, o Município de Viana do Alentejo celebrou os 41 anos da Revolução dos Cravos com um conjunto de eventos de cariz cultural e desportivo.

​Na sessão protocolar que assinalou a data estiveram presentes, para além do presidente da Assembleia Municipal, António Sousa e do presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, representantes das várias forças políticas no concelho.

Numa altura em que se assinalam os 41 anos da revolução dos cravos, o presidente do município lembrou as conquistas que o 25 de abril trouxe, sendo a maior o poder local democrático. "Foi o poder local democrático que impulsionou o desenvolvimento regional e local, construindo melhores condições de vida para as populações através da participação cívica e política dos cidadãos", lembrou o autarca. Bengalinha Pinto acrescentou ainda que foi graças ao poder local democrático que "o concelho possui uma resposta de qualidade em matéria de infraestruturas básicas em todas as freguesias". O autarca deu como exemplo a obra de requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo e a nova conduta de abastecimento de água que está a ser construída entre Viana do Alentejo e Alcáçovas. E, garante que o Município tem vindo a investir em diversas áreas – educação, desporto, cultura e desenvolvimento económico – dada a preocupação com a qualidade de vida dos munícipes.

A construção do Centro Escolar de Viana do Alentejo, a obra de recuperação do Paço dos Henriques em Alcáçovas, a classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade e a candidatura dos chocalhos a Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente são alguns dos exemplos.

O autarca revelou ainda que gostaria de ver alguns projetos concretizados, como é o caso da requalificação e melhoria da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, a 2ª fase da requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo, a requalificação da zona envolvente e do próprio Santuário de N.ª Sr.ª D'Aires e a construção do Centro Comunitário de Aguiar.

Bengalinha Pinto aproveitou a ocasião para relembrar que o "Município de Viana do Alentejo viu reduzidas as suas transferência do Orçamento do Estado, face a 2010, no montante aproximado de 2 milhões de euros, ao longo destes 5 anos".

Nas comemorações do 25 de abril, o destaque vai ainda para o espetáculo com o Grupo "Erva de Cheiro", no Cineteatro Vianense. De salientar ainda o visionamento do filme "Até Amanhã Camaradas" e o documentário "Outro País" e ainda para a apresentação da peça de teatro infantil "Um dia cheirou-me a cravos" dirigidas às crianças do 1º ciclo do concelho.

Em termos desportivos o destaque vai para a caminhada de abril que ligou as três freguesias ao Monte do Sobral, a Corrida da Liberdade organizada pela Junta de Freguesia de Aguiar e para o Torneio de Futsal "Bairros do Concelho".

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |