06 abril 2017

Município de Viana apoia requalificação do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires

O Município de Viana do Alentejo e a Fábrica da Igreja Paroquial de Viana do Alentejo assinaram um protocolo de cooperação, ainda no ano de 2016, com vista a apoiar o projeto de conservação, requalificação e musealização do Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana.

​O protocolo, com a duração de 4 anos, estabelece que o Município apoiará a Fábrica da Igreja Paroquial de Viana no montante correspondente a 7,5% do total do investimento a realizar na requalificação do Santuário. O investimento total rondará 1 500.000€ (um milhão e quinhentos mil euros), sendo o montante total a transferir pelo Município para a Fábrica da Igreja Paroquial de cerca de 112.500€ (cento e doze mil e quinhentos euros).

Monumento Nacional desde 2012, o atual Santuário, espaço de devoção e de romaria, de traça Barroca com elementos rococó, conserva no seu interior uma notável coleção de ex-votos, espólio de excecional valor pelo carácter iconográfico da religiosidade popular. Situado a cerca de dois quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires acolhe dois pontos altos de religiosidade: em abril por ocasião da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo e, em setembro, por altura da centenária Feira D’Aires.