07 janeiro 2016

Município assinala 118º aniversário da restauração do Concelho

O Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, mais um aniversário sobre a restauração do Concelho, passados que estão 118 anos.

​Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai proceder à entrega de medalhas de honra do Município aos chocalheiros e esquilaneiros de Alcáçovas, aos oleiros de Viana do Alentejo e ainda à Associação de Caçadores e Pescadores de Aguiar.

O programa das comemorações tem início dia 8, sexta-feira, com a exibição do filme “Pátio das Cantigas”, pelas 21h30, no Cineteatro Vianense. O mesmo filme será exibido no domingo, às 21h00. Dia 9 de janeiro, pelas 21h00, a Associação Cultural “Tocar a Emoção” de Pavia, apresenta no Cineteatro Vianense, a peça “Selfie-se quem puder!” que aborda a exposição da vida nas redes sociais e a necessidade de estar online o tempo todo, seguindo tudo e todos. No domingo, a Orquestra da Universidade de Évora sob a direção de Kodo Yamagishi, dará um concerto de Ano Novo, às 16h00, no Cineteatro Vianense.

Na segunda-feira, dia 11, no Castelo de Viana do Alentejo, terá lugar uma aula aberta de história subordinada ao tema “Da arquitetura manuelina à leitura nova dos forais de Aguiar e de Viana do Alentejo”, pelo historiador Luís Banha.

A Banda da Sociedade União Alcaçovense promove dia 12, pelas 21h00, no Cineteatro Vianense, o espetáculo “Sociedade, a Música e o Chocalho”.

No dia 13, para além da sessão solene que assinala o 118º aniversário da restauração do concelho com a atribuição de medalhas de honra do município, a partir das 15h30, no Cineteatro Vianense, antes, pelas 14h00, terão início as comemorações dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo e dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo. Será ainda apresentado o livro “No Espaço e no Tempo: contributos para a história das instituições de Viana do Alentejo (séculos XIV – XX)”, da historiadora Fátima Farrica.

Já no dia 14, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, tem lugar a tertúlia “Forais e Misericórdias no âmbito da política reformista do rei D. Manuel I”.

Na sexta-feira, é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Xailes de Coração” de Matilde Ornelas. Após a inauguração, no Cineteatro Vianense, atuam os fadistas Nélio Nunes, João Pereira e Rute Belga.

No sábado, dia 16, a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo promove o espetáculo “Corpo e Alma no Fado” com Edgar Baleizão e o Grupo Coral Velha Guarda, pelas 21h00, no Cineteatro Vianense. Um espetáculo que pretende ser um encontro de culturas e gerações.

O Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar como apoio do Galopar & Pedalar – Clube BTT de Aguiar, Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Aguiar realiza dia 17, domingo, o IV Raid BTT Aguiar, com partida marcada para as 9h30, no Largo 25 de abril. À tarde, pelas 16h00, a Associação Tempos Brilhantes exibe a peça de teatro “CATRA…PUM”, no Cineteatro Vianense, uma peça para toda a família.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |