20 setembro 2017

Município de Viana e Turismo do Alentejo e Ribatejo assinaram protocolo

O Município de Viana do Alentejo e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo assinaram no passado dia 7 de setembro, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, o protocolo para a constituição formal do “PAGUS / Museografia Paço dos Henriques”.

​A cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, decorreu no âmbito da I Semana PAGUS que se realizou de 4 a 9 de setembro, com o objetivo de valorizar o diálogo entre culturas e civilizações, bem como promover a salvaguarda do património.

A candidatura do “PAGUS / Museografia Paço dos Henriques” foi aprovada a 31 de janeiro último, no âmbito do Programa Operacional da Região Alentejo 2020, num investimento previsto de 454 485,00 €, cofinanciado pelo FEDER em 75%.

O projeto surgiu depois da inscrição do Fabrico de Chocalhos pela UNESCO, em 2015, na sua lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente e constituiu-se como uma oportunidade para não só promover os patrimónios de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, mas também criar um projeto à escala internacional para a salvaguarda e promoção do património e da paisagem.

Estes elementos serão materializados na criação de um Museu da Paisagem, direcionado para a salvaguarda da paisagem e do património imaterial do Alentejo, e têm como principais objetivos a implementação de políticas públicas para a conservação da paisagem e para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial e a promoção, de forma integrada, do concelho de Viana do Alentejo, cruzando e articulando os vários patrimónios entre si.

O Paço dos Henriques/PAGUS será uma peça fundamental não apenas na salvaguarda do património cultural imaterial, mas também de forma inédita na sua relação moderna com o turismo, divulgando e valorizando os valores culturais de todo o Concelho de Viana do Alentejo e da região Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |