16 março 2017

Município de Viana do Alentejo oferece manual do dirigente associativo a associações do Concelho

O Município de Viana do Alentejo distribuiu por todas as associações do concelho o livro “Manual do Dirigente Associativo – 100 Perguntas/100 Respostas”, da autoria de Maria João Santos e Sérgio Pratas, com a chancela Edições Rui Costa Pinto, Lda.

​O manual visa dotar os dirigentes do movimento associativo de raiz popular que apresenta caraterísticas muito próprias de conhecimentos sólidos sobre a vida e o funcionamento das diversas associações/coletividades e apresentar respostas para dúvidas que possam surgir, nomeadamente desde a criação da associação até à sua extinção, numa linguagem acessível.

Deste modo, o manual de 191 páginas surge organizado em 8 capítulos dedicados ao movimento associativo popular e a sua importância social e económica; à constituição da associação; a família associativa; ao funcionamento dos órgãos; a fiscalização externa (ou oficial) da atividade associativa; as contas da associação; o estatuto de utilidade pública e o estatut0 do dirigente associativo voluntário e ainda a extinção da associação.

A edição do manual conta com o apoio e patrocínio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, Montepio e Fundação Calouste Gulbenkian.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |