15 abril 2019

Município de Viana assinala os 45 anos do 25 de abril

O Município de Viana do Alentejo vai assinalar os 45 anos do 25 de abril com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo, que começam logo no dia 20.

​Caminhada, exibição de longa e curta metragem, apresentação de um livro, espetáculo infantil, Urban Night Run, espetáculos musicais, Corrida da Liberdade, arruada, torneio da malha e de futsal e sessão protocolar são os ingredientes das comemorações do Dia da Liberdade no Concelho de Viana do Alentejo.

As comemorações começam dia 20 de abril, com a Caminhada de Abril que vai ligar as três Freguesias do Concelho ao Monte do Sobral, local histórico, onde em 1973 se realizou uma reunião clandestina de capitães que deu origem ao Movimento das Forças Armadas que, em abril de 1974, viria a derrubar o regime.

No dia 23, terça-feira, tem lugar no Cineteatro Vianense, a partir das 8h45, a exibição da longa-metragem “Cinco Dias, Cinco Noites”, organizada pelo Clube de Cinema do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo que promove a exibição de curtas-metragens nas Escolas Básicas de Alcáçovas e de Viana do Alentejo.

Na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Livro, é apresentado o livro “Vermelho é o Nariz” de Antonieta Félix.

Já no dia 24 de abril, no Cineteatro Vianense, a partir das 10h00, os mais novos vão assistir ao espetáculo infantil “Histórias do 25 de abril”. À noite, o SCA/Run Alcáçovas e a Sociedade União Alcaçovense promovem a Urban Night Run, Corrida e Caminhada, com partida na Praça da República.

Em termos culturais o destaque vai para o espetáculo “As Ara”, na Praça da República, a partir das 22h00, promovido pela Junta de Freguesia local, o espetáculo “A Proximidade e o Lado Contrário”, no Cineteatro Vianense, e para o churrasco e animação com Abel Fava, em Aguiar, organizado pela Junta de Freguesia local e pelo Município de Viana do Alentejo. À meia-noite, os 45 anos do 25 de abril são celebrados ao som da música “Grândola Vila Morena” e lançamento pirotécnico, nas 3 freguesias.

A manhã do dia 25 de abril começa com a Corrida da Liberdade, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, promovida pela Junta de Freguesia local. Já na Biblioteca de Viana do Alentejo tem lugar a iniciativa “Libertando a imaginação numa manhã de abril!”. Em Alcáçovas, às 10h30, tem início a Arruada com a Banda da Sociedade União Alcaçovense.

Ao início da tarde, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, o Grupo Coral de Aguiar da Associação dos Amigos Aguiarenses promove um Torneio de Malha e um Torneio de Futsal.

A sessão protocolar que assinala as comemorações do 45º aniversário da revolução de abril está marcada para as 15h00, no Cineteatro Vianense.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |