16 janeiro 2019

Município assinalou 121º aniversário da restauração do concelho

O Município de Viana do Alentejo assinalou no passado dia 13 de janeiro, o 121º aniversário sobre a restauração do Concelho, numa cerimónia que teve lugar no Cineteatro Vianense, e ficou marcada pela entrega de medalhas de honra do Município a duas associações que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da vida social, cultural ou desportiva do concelho – o Clube Amadores de Pesca de Viana do Alentejo e o Grupo Coral de Aguiar.

​A cerimónia, presidida pelo presidente do Município, Bengalinha Pinto, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar, António Lopes, de Alcáçovas, Manuel Calado, e de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas.

O Presidente do Município revelou que para 2019 “são muitos os desafios” que têm pela frente, no entanto, assegurou que “continuaremos a trabalhar para melhorar a qualidade de vida das nossas populações com investimentos de vária ordem”, como é o caso da requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo, o Centro Social de Aguiar e a 2º fase da requalificação do Centro Histórico de Alcáçovas, “apenas para dar um exemplo em cada freguesia”.

O autarca referiu-se também ao novo Bloco de Rega de Viana do Alentejo que, apesar de não ser da responsabilidade direta do Município, “contribuirá para o desenvolvimento do nosso concelho”. A obra está prevista arrancar ainda este ano e prevê-se que esteja concluída em 2021.

Aproveitou ainda para relembrar uma série de medidas que pretendem melhorar a qualidade de vida dos munícipes como a manutenção do IMI na taxa mínima (0,3%), o desconto no IMI para todos os agregados familiares com filhos, os descontos nas taxas e tarifas das águas para os reformados, a isenção de derrama para as microempresas, a manutenção da água com nível de excelência, o galardão “Município Amigo do Desporto” e a melhoria do funcionamento da Loja Social e Banco Local de Voluntariado, entre outras.

Bengalinha Pinto garantiu que o executivo pretende ainda “manter a situação financeira equilibrada, e efetuar uma boa gestão dos fundos comunitários”.

O autarca felicitou ainda as associações pelo trabalho em prol do desenvolvimento humano, social, cultural e desportivo do concelho, aproveitando para informar que em 2018, o Município transferiu para as associações e entidades do concelho “um montante superior a 400.000€”. Às associações distinguidas com a medalha de honra, o autarca fez votos para que esta homenagem constitua um estímulo para continuarem a desenvolver o seu trabalho.

Durante a sessão solene foi ainda apresentado o calendário para a Igualdade de Género. Criado no âmbito do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género que integra 12 entidades, o Calendário foi apresentado pela Coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima (NAV) da Cáritas Arquidiocesana de Évora, Ana Luísa Matias, e contou com a presença de algumas das protagonistas.

De salientar que as comemorações da restauração do concelho tiveram início logo da sexta-feira, com a inauguração no Castelo de Viana do Alentejo, da exposição “Reflexos da Noite”, de Marta Algarvio. Já no sábado, o Grupo Cénico da Sociedade União Alcaçovense apresentou à noite, no Cineteatro Vianense, a peça “O Abelharuco da Joana”.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |