05 abril 2017

Município assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No próximo dia 18 de abril assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Para assinalar a data, o Município de Viana do Alentejo e diversas entidades parceiras, associam-se à Direção Geral do Património Cultural e ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e propõem três périplos culturais pelas freguesias do concelho, numa iniciativa que terá lugar de 18 a 20 de abril.

​Em Viana do Alentejo, a visita subordinada ao tema “O Manuelino em Viana do Alentejo: arte, devoção e história” decorre no dia 18 de abril e centra-se nos testemunhos da arquitetura manuelina e contempla a Igreja de N.ª Sr.ª da Anunciação, Igreja da Misericórdia, Cruzeiro Manuelino e a Ermida de N.ª Sr.ª da Graça.

“Pelos Passos da História: do neolítico à construção religiosa” é o tema do périplo agendado para dia 19 de abril, em Aguiar. O percurso tem passagem obrigatória pela Anta do Zambujeiro, Fonte do Paço e igrejas locais.

Em Alcáçovas, a visita denominada “Pelos Trilhos Patrimoniais da Senhorial Vila de Alcáçovas” e que terá lugar dia 20 de abril, abre as portas para o seu riquíssimo património, com especial destaque para o Paço dos Henriques e o Convento da Esperança.

A iniciativa, que integra o programa municipal as Comemorações do aniversário do 25 de abril, inclui transporte para cada uma das freguesias ao longo dos dias.