04 janeiro 2017

Município assinala 119º aniversário da restauração do Concelho

Cento e dezanove anos depois, o Município de Viana do Alentejo assinala no próximo dia 13 de janeiro, mais um aniversário sobre a restauração do Concelho, extinto em 1895.

​Um movimento de âmbito nacional, encetado por António Isidoro de Sousa, figura maior da história de Viana do Alentejo e um dos mais destacados reformistas do País do seu tempo, viria a restaurar o concelho a 13 de janeiro de 1898.

Para assinalar a data, o Município de Viana do Alentejo vai proceder à entrega de medalhas de honra do Município a três associações do concelho – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, Associação Tauromáquica Alcaçovense e Associação Galopar & Pedalar Clube.

Na sessão solene, marcada para as 11h00, no Cineteatro Vianense, vão ser também assinados dois protocolos no âmbito dos projetos “Rota Tons de Mármore” e “Pedreira dos Sons”. Será ainda apresentado o “Percurso Turístico do Património Oleiro de Viana do Alentejo – Rota da Olaria”.

Ao final da tarde, cerca das 18h00, vai ser inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Três gerações de um mesmo ofício: Família Agostinho”, que estará patente ao público até dia 12 de março. Às 20h30, a Sociedade Vianense, é palco da final do Torneio de Sueca organizado pela associação. E, uma hora depois, começa no Cineteatro Vianense, o espetáculo musical “Monda”, um projeto musical constituído por Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas que fez uma abordagem contemporânea ao Cante Alentejano, misturando a composição tradicional com os novos sons.

 No sábado, pelas 16h00, são apresentadas na Sociedade Vianense, as Medalhas Comemorativas dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo, bem como o livro “Os Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo: 500 anos”, da autoria de Fátima Farrica e Francisco José Baião. À noite, pelas 21h30, o Cineteatro Vianense, acolhe o espetáculo “Eu, Florbela”, organizado pela Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo.

 No dia 15, domingo, o Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, promove pelas 13h00, um Torneio de Malha, na Pista de Malha de Aguiar. Às 16h00, serão exibidas no Cineteatro Vianense, curtas-metragens do programa “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” com a presença do realizador Tiago Pereira e dos Grupos Corais do Concelho, numa organização da Associação de Cantares Populares “Seara Nova”.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |