03 dezembro 2015

Mostra de Doçaria de Alcáçovas reúne doceiros de todo o país

Alcáçovas recebe a partir de sexta-feira, 4, e até domingo, dia 6, a 16ª edição da Mostra de Doçaria. 24 doceiras e doceiros de vários pontos do país participam no certame que já se tornou um dos principais eventos de inverno da região, para um fim de semana repleto de doces e sem pensar em dietas.

​A partir de sexta-feira, dia 4, os doces conventuais e palacianos vão ser as "estrelas" da Mostra de Doçaria que abre as portas ao público, em Alcáçovas, a partir das 18h3o, numa organização do Município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas.

Vinte e quatro doceiras e doceiros oriundos de vários pontos do país vão mostrar durante o certame diversas iguarias de fazer crescer água na boca. Durante três dias são esperadas centenas de pessoas que vão apreciar a doçaria caraterística da região. Bolo Real, Bolo Conde de Alcáçovas, Sardinhas Albardadas e Amores de Viana são alguns dos bolos que, ano após ano, atraem cada vez mais visitantes ao certame.

Esta 16ª edição vai contar também com a presença do formador Pedro Rolim, da Escola Profissional de Alvito, que vai efetuar, no sábado, a partir das 15h00, um showcooking para adultos e crianças. Pelo 4º ano consecutivo vai ter lugar o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana que pretende preservar a doçaria tradicional portuguesa.

No domingo, o Município de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas vão homenagear os chocalheiros de Alcáçovas com a entrega de uma medalha que evoca a salvaguarda das artes chocalheira e esquilaneira.

Mas, há muito mais para ver para além dos doces, os anfitriões da festa. O Município preparou um programa cultural que engloba dança, cante alentejano, gospel com o Grupo Soul Gospel Projet e música com a Orquestra Royal, os Cavaquinhos do Alentejo, as Vozes de Alqueva e o projeto A, que encerra a animação musical da XVI Mostra de Doçaria.

 O certame que decorre na Gamita, em Alcáçovas, pode ser visitado dia 4, a partir das 18h30, e dias 5 e 6, a partir das 14h00. A tenda encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha às 21h00.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |