22 fevereiro 2016

"Missão Reciclar" no Concelho de Viana do Alentejo

No âmbito do Separar Sem Parar promovido pela Associação de Municípios do Alentejo Central e executado pela Associação Terras Dentro, foi concluída a ação de sensibilização para a reciclagem de resíduos de embalagens, denominada “Missão Reciclar”, no Município de Viana do Alentejo.

​​Esta ação teve lugar no âmbito do território da AMCAL nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira e pretendeu alertar e sensibilizar a população para a importância da separação de resíduos e aumentar o número de pessoas que fazem a separação de uma forma correta.

A campanha foi realizada porta a porta e incluiu para além de um questionário, a entrega de um Kit com 3 ecobags (ecopontos domésticos) e um folheto informativo.

Em Viana do Alentejo foram visitados 2013 domicílios e entregues 321 ecobags. 65% dos lares inquiridos separam os seus resíduos contra os 35% que ainda não separam o lixo produzido em casa.

No âmbito da Missão Reciclar, no total dos cinco municípios abrangidos, a taxa de reciclagem situa-se nos 74%, registando-se a necessidade de continuar a efetuar atividades de sensibilização e informação para que um número cada vez maior de pessoas separe os seus resíduos para que sejam encaminhados para reciclagem.