01 março 2016

Ministro da Cultura no Concelho de Viana do Alentejo

O ministro da cultura, João Soares, visitou esta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, em Alcáçovas, o Paço dos Henriques, cuja obra de requalificação está praticamente concluída.

​Acompanhado pela Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, João Soares visitou ainda o Jardim das Conchas “Horto do Paço” e a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição.

Fizeram ainda parte da comitiva o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, o presidente da Junta de Freguesia de Aguiar, António Lopes, o presidente da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, Joaquim Viegas, o presidente da Assembleia Municipal de Viana do Alentejo, António Sousa, os deputados à Assembleia da República pelo distrito de Évora, António Costa da Silva e Norberto Patinho, José Santos da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o presidente da Câmara Municipal de Portel, José Grilo.

O ministro da cultura congratulou-se com a requalificação do Paço que classificou “de grande qualidade arquitetónica e que irá beneficiar esta região e a população residente na freguesia de Alcáçovas”. João Soares ressalvou ainda “o respeito pelo património” e deu como exemplo o Jardim das Conchas e a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição “que pode tornar-se uma referência cultural não apenas da região, mas do país”, frisou.

Também em termos turísticos, o novo espaço cultural que vai albergar várias valências, pode ser uma mais-valia. O ministro da cultura considera que o nosso maior acervo do ponto de vista turístico é o património. “O nosso património cultural é a nossa mais-valia de afirmação num mundo de grande competição, como é o mundo do turismo na europa”, afirmou.

Avaliado em mais de 2 milhões de euros, este novo equipamento irá disponibilizar um recurso cultural e turístico de inestimável valor para o desenvolvimento económico, cultural e patrimonial do Município. O projeto é cofinanciado pelo FEDER em 85%, cabendo ao Município de Viana do Alentejo perto de 15% do valor da obra.

A visita terminou com um almoço no Restaurante A Fonte, em Viana do Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |