30 setembro 2015

Milhares visitaram a Feira D’Aires

O pavilhão dos espetáculos encheu no passado dia 28 de setembro, para o concerto de encerramento da Feira D’Aires 2015, com os D.A.M.A. Pouco passava das 22h00 quando a banda entrou em palco para hora e meia de espetáculo que levou ao rubro a plateia. Já antes, na sexta-feira, foram os ÁTOA que passaram pelo palco principal, e no sábado, os Clã, pela primeira vez, em Viana do Alentejo.

​O certame, organizado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo em parceria com as juntas de freguesia do concelho, contou com a participação de cerca de 60 expositores de vários setores de atividade, num certame que junta o profano e o sagrado.

Na inauguração oficial da Feira que decorreu na passada sexta-feira, com a presença de diversas entidades locais e regionais, o presidente da Câmara agradeceu a todos aqueles que participaram no certame e destacou a qualidade do espaço. Bengalinha Pinto sublinhou que o objetivo do município "é garantir boas condições de acolhimento quer aos empresários e comerciantes, quer aos visitantes". O autarca assegurou que é intenção do município "promover a nossa economia local, os nossos produtos, o nosso artesanato, o nosso património, a nossa gastronomia e também alguns aspetos culturais e religiosos do concelho".

Já o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo elogiou a organização do espaço e disse que a Feira D'Aires "é um exemplo do que deve ser a promoção feita pelos agentes locais ao nível dos eventos". Ceia da Silva referiu ainda que a região Alentejo precisa de eventos atrativos que levem as pessoas a sair de casa para visitarem e desfrutarem das feiras.

Nesta edição do certame a principal novidade foi o destaque que o Município deu ao cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, com a realização de dois espetáculos. Outra das novidades foi a localização do espaço criança, no exterior do pavilhão de exposições/ atividades económicas, dinamizado pela Associação Terra Mãe. Os mais novos puderam participar no circuito de prevenção rodoviária do GARE – Associação para a Promoção da Cultura de Segurança Rodoviária com o apoio da GNR.

Para além dos cabeças de cartaz que passaram pela tenda dos espetáculos durante os quatro dias do certame, houve ainda muita animação com danças do concelho, cante alentejano, o VI Festival de Folclore Feira D'Aires, o Encontro de Música Popular e o II Festival de Acordeão.

Destaque ainda para a Corrida de Touros, organizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo que, no domingo, trouxe muitos aficionados a Viana do Alentejo, e também para o Torneio de Futsal Feira D'Aires, organizado pelo Sporting Clube de Viana do Alentejo.

De salientar ainda a participação de um grande número de atletas (112) nas várias corridas do 15º Grande Prémio de Atletismo Feira D'Aires. Pelo segundo ano consecutivo, João Figueiredo, do Concelho de Viana do Alentejo, pelo Clube da Natureza de Alvito, voltou a ser o mais rápido na corrida principal (10km).

O ponto alto em termos religiosos teve lugar no domingo, à tarde, com missa e procissão em torno do Santuário.

Terminada mais uma edição da feira que este ano assinalou 264 anos, o balanço volta a ser positivo quer pelo número de expositores, quer também pela afluência de milhares de visitantes que passaram pelo certame. Muitos vianenses a viver fora do concelho aproveitaram a ocasião para voltar nesta altura e marcar presença na feira.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |