22 agosto 2017

Milhares esperados na Feira D’Aires 2017 em Viana do Alentejo

É já no dia 22 de setembro, que Viana do Alentejo acolhe mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame que, durante quatro dias, pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região.

​Organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho, o certame comemora nesta edição 266 anos de história.

Participam no certame cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade (serviços, artesanato, indústria, lazer, queijos, doçaria, olaria, etc.). A par das atividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/atividades económicas, a feira tem ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e um outro para os espetáculos. Pelo palco principal vão passar nomes como Matias Damásio, dia 22, Anselmo Ralph, dia 23, VIII Festival de Folclore Feira D’Aires, dia 24, às 18h00, e a encerrar o certame, Ana Moura, dia 25. Todos os concertos a partir das 22h00.

Pelo palco instalado na tenda da gastronomia vão passar a dança, o cante alentejano, o IV Festival de Acordeão, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo e o Encontro de Música Popular “Alentejo é nossa terra”, realizado pela Associação Seara Nova.

Destaque ainda para o 17º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires Luís Filipe Branco, que decorre no domingo, a partir das 8h15, no recinto da feira e na malha urbana da vila, promovido pelo Município de Viana do Alentejo, Clube da Natureza de Alvito e Sporting Clube de Viana do Alentejo / Luís Branco Running Team. E ainda para a caminhada promovida pelo Município de Viana do Alentejo e o projeto Alcáçovas Outdoor Trails.

Para os aficionados da festa brava, realce para a XI Corrida de Toiros realizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, a partir das 16h00. Em palco vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e António Telles Bastos e os Grupos de Forcados Amadores de Évora e S. Manços e Real Grupo de Moura.

Para além do programa cultural e desportivo, o destaque vai também para o cariz religioso do certame, cujo ponto alto é a procissão no domingo, à tarde.