01 outubro 2015

Mês Sénior no Concelho de Viana do Alentejo

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo em conjunto com as juntas de freguesia, associações e outras entidades do concelho, promove durante o mês de outubro uma série de atividades culturais, desportivas e de lazer, dirigida aos seniores.

​Pretende-se com o Mês Sénior sensibilizar a sociedade para a importância das questões do envelhecimento ativo e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, bem como promover o convívio entre seniores das 3 freguesias do concelho.

Dia 1 de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A partir das 14h30, na sede da Associação de Convívio e Reformados de Alcáçovas, realiza-se uma atividade intergeracional com a participação da Escola Básica local, seguida da atuação do Grupo Coral e Instrumental “Amigos da Malagueira”. A atividade é organizada pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo e Associação de Convívio e Reformados de Alcáçovas.

Entre as atividades previstas destaque para as caminhadas que vão decorrer dias 3, 11 e 26 de outubro, em Viana do Alentejo, Aguiar e Alcáçovas, respetivamente, sendo esta última noturna.

No sábado, dia 10, pelas 21h00, o Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa apresenta no Cineteatro Vianense, a partir das 21h00, a peça “A Coisa está preta”. No dia 16, sexta-feira, decorre na Sociedade União Alcaçovense, em Alcáçovas, a partir das 21h00, o tradicional baile da pinha.

Dia 24, durante a tarde, os mais velhos terão a oportunidade de assistir a uma sessão de cinema, no Cineteatro Vianense. E, no dia a seguir, à noite, no salão da cooperativa em Aguiar, o Grupo Desportivo e Cultural promove mais uma noite de fados.

No dia 30, sexta-feira, tem lugar o habitual almoço convívio seguido de baile que junta, em Viana do Alentejo, no salão dos bombeiros, idosos das três freguesias, numa tarde que termina com a inauguração, pelas 18h00, da exposição “Esculpindo Histórias” de José Manuel Água-Morna. A exposição contempla representações do quotidiano alentejano, 29 esculturas com figuração zoo antropomórfica (diabos) e ainda velharias (torneiras, lanças e outros objetos individuais).

A Loja Social do Concelho de Viana do Alentejo celebra o 3º aniversário dia 17 de outubro. Para assinalar a data, dia 31 de outubro, realiza-se no Cineteatro Vianense, um espetáculo musical com a Banda Maior, que encerra as comemorações do Mês Sénior.

As atividades vão decorrer nas 3 freguesias, disponibilizando a Autarquia transporte aos participantes. As inscrições para as diversas atividades devem ser efetuadas no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo, e nas bibliotecas de Aguiar e Alcáçovas.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |