20 janeiro 2016

Matilde Ornelas expõe xailes no Castelo de Viana do Alentejo

Foi inaugurada no passado dia 15 de janeiro, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Xailes de Coração”, de Matilde Ornelas.

​A exposição que surge no âmbito das comemorações do 118º Aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo inclui 14 xailes, cada um com um significado, uma história, uma simbologia e trabalhados para serem parte de um momento.

Nascida a 20 de abril de 1955 no concelho de Portel, Matilde Ornelas vive atualmente em Viana do Alentejo. Sempre com grande interesse pelas artes, a sua “paixão pelos xailes começou há alguns anos atrás, quando assistia às noites de fados”, revelou. E, foi assim que “por brincadeira de início comecei a fazer xailes em crochet para as fadistas”. Matilde Ornelas considera os xailes símbolos de amizade, muitas vezes utilizados para decorar as salas das noites de fado. A inspiração vai busca-la à sua filha, já falecida, uma forma que encontrou para continuar a viver.

Foi rodeada de familiares e amigos que Matilde Ornelas inaugurou a sua primeira exposição, onde abre as portas do seu coração.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo realçou, mais uma vez, a importância do ciclo de exposições que “visa valorizar os artistas do concelho e o seu trabalho dando-o a conhecer não apenas à população local, mas a todos aqueles que nos visitam”. Esta é a forma encontrada pelo Município e pela Junta de Freguesia de Viana do Alentejo para enaltecer o trabalho de quem tem contribuído para a dinamização e promoção do concelho.

Presente na inauguração esteve também Ana Cristina Paes, Técnica Superior da Direção Regional de Cultura do Alentejo que considerou a “parceria efetuada com o município muito proveitosa e funcional na gestão do Castelo de Viana do Alentejo”. Ana Cristina Paes revelou ainda que esta gestão partilhada é a única forma de garantir a programação do espaço, uma programação que considera ser de qualidade e, ao mesmo tempo, servir a comunidade.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia local, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, está patente ao público até dia 13 de março e pode ser visitada de manhã entre as 9h30 e as 13h00 e durante a tarde das 14h00 às 17h30.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |