24 outubro 2018

Mês Sénior com trabalhos de utentes da Santa Casa de Viana

Cerca de uma centena de trabalhos manuais elaborados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo estão expostos até 31 de outubro, no antigo Posto de Turismo de Viana do Alentejo, na Praça da República.

​A exposição subordinada ao tema “Saber fazer não tem idade” põe à prova a imaginação dos mais velhos contrariando a ideia que ter idade é sinónimo de sedentarismo. Para além das rendas, pintura, madeira, ponto cruz, flores de papel foram ainda aproveitados alguns materiais recicláveis na confeção de algumas peças, nomeadamente nas peças com motivos religiosos.

Georgina Sebastião, 78 anos, gosta de pintar, fazer flores em papel e ponto de cruz. “Uma forma de passar o tempo e ajudar a ocupar o cérebro”, garante. Opinião partilhada por Maria Candeias e Vítor Sousa, ela que se dedica à pintura e aos cestos em cartão, ele às peças com motivos religiosos. Mas há muito mais para ver, desde as rendas, ponto cruz e crochet de Ana Caipira, Antónia Latas, Catarina Saldanha, Maria Joaquina Samarra, Generosa Fernandes, Francisca Rosa das Dores, Maria José Algarvio, Maria Rosa Mira, passando pelo trabalho em madeira de Manuel Azinheira.

No final, uma palavra de agradecimento destes “artistas” às funcionárias da instituição que os “ajudam e incentivam a continuar a fazer estas atividades”.

Os trabalhos efetuados ao longo do ano e que, nesta altura, são dados a conhecer ao público, são um complemento às restantes atividades que estes seniores entre os 75 e os 90 anos desenvolvem – passeios, contos na biblioteca, costura, cinema, comemorações do Dia Mundial da Mulher, Dia da Árvore, Carnaval, entre outras.

Combater a solidão, manter os idosos ocupados aproveitando os seus conhecimentos e aptidões são alguns dos objetivos desta iniciativa que pretende, igualmente, proporcionar um envelhecimento ativo através de momentos de lazer.

A exposição que conta com o apoio do Município de Viana do Alentejo pode ser visitada todos os dias, entre as 14h00 e as 16h00.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |