30 janeiro 2015

Luís Miguel Banha expõe olaria vianense

Até ao próximo dia 13 de fevereiro está patente ao público, na Escola de São João, em Viana do Alentejo, a exposição "Memórias do Verde Barro: Homens e técnicas da tradição oleira vianense", de Luís Miguel Banha.

Ao todo são cerca de 80 peças que traçam o percurso e a história da olaria vianense e que podem ser apreciadas com marcação prévia através do Posto de Turismo de Viana do Alentejo (266930012).

A exposição foi inaugurada no passado dia 13 de janeiro, no âmbito das comemorações dos 117 anos da Restauração do Concelho, tendo sido ainda apresentado o livro do mesmo autor "ILARVS: Contributo para o Estudo da Olaria Tradicional de Viana do Alentejo".

Natural de Évora e vianense por adoção, Luís Miguel Banha é licenciado em História Ramo de Património Cultural e possui o grau de Mestre em Museologia pela Universidade de Évora.

A exposição promovida pelo Município de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia local, vem no seguimento de um ciclo de exposições que teve início em 2013, no castelo de Viana do Alentejo, com o objetivo de enaltecer o trabalho que tem contribuído para a dinamização e promoção do concelho.