11 janeiro 2017

Livro sobre forais manuelinos apresentado em Viana do Alentejo

A Sociedade Vianense é palco dia 14 de janeiro, pelas 16h00, da apresentação do livro “Os Forais Manuelinos de Aguiar e de Viana do Alentejo: 500 anos”, da autoria de Fátima Farrica e Francisco José Baião, com chancela da Caleidoscópio, editado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo com o apoio das Juntas de Freguesia de Aguiar e de Viana do Alentejo e da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo.

​A iniciativa surge no âmbito das Comemorações dos 500 anos da atribuição destes forais e está integrada no programa das Comemorações do 119º aniversário da Restauração do Concelho que decorre de 13 a 15 de janeiro.

Recorde-se que em 2016, as freguesias de Aguiar e Viana do Alentejo, assinalaram os 500 anos sobre a atribuição dos seus forais manuelinos com um conjunto de atividades que culminou com apresentação deste livro onde se reproduzem, em edição fac-similada, os textos dos forais de Leitura Nova outorgados pelo rei D. Manuel I, em 1516.

As comemorações da atribuição dos forais visaram o conhecimento sobre o passado de duas das freguesias do concelho e a sensibilização para a importância da preservação do seu património, quer junto da população, quer junto de quem visita o concelho.

A edição deste livro vem ainda no seguimento do projeto Conhecer a História, iniciado pelo Município de Viana do Alentejo, em 2013, com o apoio das Juntas de Freguesia e que visa a investigação, a preservação e a divulgação da história e do património do concelho.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |