28 junho 2016

IV Encontro de Empresários em Viana do Alentejo

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo em parceria com o NERE – Núcleo Empresarial da Região do Alentejo promoveu no passado dia 24 de junho, no Cineteatro Vianense, o IV Encontro de Empresários do Concelho, subordinado ao tema “Apoios e Incentivos à Atividade Económica e Apoios à Internacionalização e à Inovação”.

​A iniciativa que surge no âmbito do trabalho que estas duas entidades têm vindo a desenvolver em prol do tecido empresarial da região, pretendeu ser um espaço de partilha e conhecimento que potencie a cooperação empresarial do concelho e estimule o desenvolvimento de novos projetos e parcerias.

Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Viana de Alentejo fez um agradecimento especial aos empresários do concelho e aos vários parceiros. Bengalinha Pinto enumerou ainda algumas medidas que o Município tomou no sentido de ajudar tanto as famílias como as empresas, como é o caso dos descontos do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis e da taxa mínima que o Município pratica. “Face a 2015, o Município de Viana do Alentejo recebeu menos 15% (cerca de 50.000€) de IMI face ao ano anterior fruto dos descontos e isenções concedidos”, adiantou o autarca, acrescentando que “ora se a Câmara não recebe esse dinheiro, ele fica nas famílias e nas empresas”.

Em cima da mesa estiveram os apoios e incentivos à atividade económica, nomeadamente o Alentejo 2020, o Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014 – 2020, bem como, os instrumentos financeiros; os apoios às empresas no desenvolvimento local de base comunitária (BLBC), cujas candidaturas podem são recebidas pela Associação Terras Dentro e os apoios à contratação disponíveis pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Foram ainda abordados os apoios à internacionalização e à Inovação com destaque para o Alentejo Exportar Melhor 2020, Alentejo Inovar + e a apresentação de um caso prático, a empresa Exclusievkey, sedeada em Évora, que trabalha na área da consultoria, gestão e equipamentos. Em destaque esteve também a Certificação do Setor Turístico do Alentejo e Ribatejo.

O encerramento do IV Encontro de Empresários foi realizado pelo presidente da direção do NERE, Vítor Barbosa.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |