24 maio 2016

Festival Pedreira dos Sons é sinónimo de sucesso

Centenas de espetadores desfrutaram do festival Pedreira dos Sons, que decorreu de 20 a 22 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia, o que confirma, mais uma vez, o sucesso da iniciativa que vai já na 4ª edição.

​Presentes na abertura do Festival estiveram o Presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, o diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora, o maestro Christopher Bochmann e ainda Carlos Marques da Cooperativa CulArtes, parceira deste projeto, que manifestaram a sua satisfação por mais uma edição do festival.

Num cenário com particularidades acústicas únicas, o programa incluiu, pela primeira vez, para além de música clássica, cante alentejano nas vozes do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e uma peça para chocalhofone, no primeiro dia do festival. Nesta sala de concertos ao ar livre houve ainda a projeção de vídeos “Viana Lux” um projeto dos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design e um concerto com a Orquestra e o Coro do Departamento de Música da Universidade de Évora (UÉ), sob a direção do Maestro Kodo Yamagishi.

No segundo dia, os sons voltaram a ouvir-se com o Quarteto de Flautas e o Duo de Flauta e Guitarra, terminando a noite com o espetáculo “Shakespeare in Ópera”, com canto lírico e piano.

O terceiro e último dia da Pedreira dos Sons 2016 ficou marcado pelo concerto do Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora, sob a direção do maestro Christopher Bochmann, seguido do Ensembles de Jazz da UÉ e de um Trio de JAZZ.

Durante o festival Pedreira dos Sons, promovido pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora e a CulArtes, esteve patente ao público uma exposição de design de alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Recorde-se que a Pedreira dos Sons surgiu no âmbito do projeto “Saber dos Sons” que teve início em abril de 2011 com a colaboração do maestro Christopher Bochmann.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |