28 agosto 2017

Festa da Minha Terra a melhorar de ano para ano

Foi à volta da mesa, que o Município de Viana do Alentejo voltou a juntar uma centena de pessoas nascidas no concelho que se encontram a residir no estrangeiro e/ou noutras localidades do país, naquela que foi a 3ª edição da “Festa da Minha Terra”.

Pouco passava das 12h00, do dia 26 de agosto, quando começaram a chegar à Quinta da Joana, em Viana do Alentejo, e onde foram recebidos pelo executivo municipal, para aquela que seria uma tarde de reencontro entre familiares e amigos, ao som do cante alentejano e da música popular.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, esta foi a forma encontrada pelo município para “voltar a trazer à sua terra natal os verdadeiros embaixadores da nossa região, uma vez que são eles que levam o nome do concelho pelo país e não só”. Alguns dos munícipes presentes participam no certame desde a primeira edição e esta é e forma que encontram para voltar à terra.

A festa fez-se à volta da mesa com gaspacho e porco no espeto, prolongando-se pela tarde ao som da Tuna da Universidade Sénior de Viana do Alentejo, do Grupo Coral Moços da Vila, do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, do Grupo Coral Malha Vacas, do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cantares Populares Seara Nova, do Grupo De Moda em Moda, terminando com baile com Jorge Nunes.

À noite, algumas famílias assistiram também à iniciativa “Memórias em Fita: o barro de Viana” que teve lugar, na Praça da República, com o objetivo de dar a conhecer o contexto da produção oleira nas décadas de 60 e 70 do século XX através da visualização de dois audiovisuais.

A Festa da Minha Terra é organizada pelo Município de Viana do Alentejo e as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |