18 julho 2019

Feira do Chocalho em Alcáçovas com Mostra Agropecuária

No âmbito da Feira do Chocalho, decorre de 26 a 28 de julho, no Largo da Gamita, em Alcáçovas, a II Mostra Agropecuária que pretende promover e valorizar o desenvolvimento do setor pecuário e representar a tradição rural do território.

A segunda edição do certame conta com a presença de mais criadores (9) das três freguesias do Concelho e mais raças autóctones, designadamente bovinos, caprinos, equinos, ovinos e muares, animais representativos do uso do chocalho e da "paisagem sonora" alentejana.

Na Praça Agropecuária terá lugar, no sábado, a partir das 18h30, o IV Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, promovido pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo. O espaço irá albergar também uma exposição de maquinaria agrícola.

A atividade agrícola tem um peso significativo no concelho, que poderá beneficiar com a construção do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo Bloco de Rega, levando ao incremento de novos projetos e a um maior desenvolvimento das atividades ligadas ao setor.

A II Mostra Agropecuária é organizada pelo Município de Viana do Alentejo com a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e o apoio da Associação Tauromáquica Alcaçovense.