29 julho 2015

Feira do Chocalho 2015 apostou numa nova imagem

Terminou com êxito no passado domingo, dia 26, mais uma edição da Feira do Chocalho que nesta edição apresentou um novo layout baseado em três grandes áreas temáticas: arte chocalheira, arte equestre e arte tauromáquica.

​O destaque vai para o I Colóquio Internacional Paisagens Sonoras que na sexta-feira, juntou na Casa Santos Murteira, alguns dos maiores especialistas nacionais e estrangeiros no fabrico, na história e no folclore associado às artes dos sinos, das campainhas e dos chocalhos. O colóquio, coordenado pelo antropólogo Paulo Lima, surgiu no âmbito da candidatura do fabrico dos chocalhos à Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, cuja decisão será conhecida em novembro. Durante o colóquio foi ainda apresentado o logotipo da candidatura e uma medalha alusiva. O evento contou ainda com um concerto do Carrilhão Lusitanus de Constância.

Outro dos pontos altos do certame foi a inauguração da feira e do Picadeiro "Núncio", na passada sexta-feira, criado pelo Município de Viana do Alentejo, pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e pela Herdade da Mata, para a prática da atividade equestre, numa homenagem ao Mestre João Branco Núncio e à sua família com raízes locais e forte tradição equestre e tauromáquica. Presentes na cerimónia estiveram o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, em representação da Turismo do Alentejo e Ribatejo, Pedro Lancha, o responsável pela Herdade da Mata, Jorge Talmon, em representação da Associação Tauromáquica Alcaçovense, Francisco Mestre e ainda representantes da Família Núncio, Francisco Núncio e Maria Beatriz Núncio, que agradeceram a homenagem e o reconhecimento efetuado pelas várias entidades.

Na feira, na rua dedicada aos chocalhos, para além dos chocalheiros de Alcáçovas estiveram presentes chocalheiros dos Açores e também de Estremoz.

Em termos musicais passaram pelo palco os fadistas José Gonçalez, Joana Amendoeira e Filipa Cardoso, no sábado. Houve ainda Cante Alentejano pelos grupos da freguesia, Cavaquinhos do Alentejo, a atuação da Banda da Sociedade União Alcaçovense, "Os Alentejanos de Serpa" e ainda o Grupo de Cantares Populares Seara Nova.

A Associação Tauromáquica Alcaçovense promoveu um leque de atividades equestres no decorrer da feira – festival taurino, garraiada e o II Passeio a Cavalo "Miguel Grave". Também a Herdade da Mata realizou no picadeiro demonstração de aulas do Centro Hípico, demonstração de atrelagem, o concurso Traje à Portuguesa e ainda o espetáculo "Equestrian Emotions" que, no domingo, encerrou mais uma edição do certame.

Para além das atividades económicas, nomeadamente o artesanato, de realçar ainda o espaço criança, o projeto "Leva-me contigo" que pretendeu promover a adoção dos animais que estão no canil municipal e a caminhada "Canadas d'Alcáçovas", organizada pelo Projeto Alcáçovas Outoor Trails.

De realçar, mais uma vez, o sucesso do Summer Spot dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense e que teve como grande destaque a presença do conhecido Dj MastikSoul, no sábado.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |