30 setembro 2016

Feira D’Aires leva milhares a Viana do Alentejo

Pouco passava das 22h00 quando, no passado dia 26 de setembro, António Zambujo subiu ao palco para o encerramento da Feira D’Aires 2016, num dos concertos mais aguardados.

​Durante hora e meia o músico partilhou com o público histórias e canções, algumas delas do último álbum “Rua da Emenda”, o sexto de originais. Já antes, na sexta-feira, foi Virgul que levou ao rubro a plateia, e no sábado, os HMB.

O certame que este ano celebrou 265 anos é organizado pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com as juntas de freguesia do concelho e outras associações e entidades locais, e contou com a participação de cerca de 70 expositores de vários setores de atividade, num certame que junta o profano e o sagrado.

Na inauguração oficial da Feira que decorreu na passada sexta-feira, dia 23, com a presença de diversas entidades locais e regionais, o responsável pela Fábrica da Igreja Paroquial de Viana do Alentejo, Padre Manuel Manso, informou que a Paróquia efetuou uma candidatura a Fundos Comunitários com vista a uma intervenção no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, orçada em cerca de 1.500.000,00€. Para tal, foi solicitado apoio ao Município de Viana do Alentejo que prontamente se disponibilizou para apoiar o projeto.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente do Município de Viana do Alentejo para além de agradecer aos expositores e enaltecer “a parceria com as diversas associações locais que muito contribuem para a dinamização da feira”, aproveitou a ocasião para revelar que o Município prevê apresentar em 2017 uma “candidatura para a requalificação da área envolvente ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, que visa a regeneração e valorização daquela zona”. Bengalinha Pinto enumerou ainda alguns projetos que o Município integra com o objetivo da defesa, valorização e divulgação de todo o património do Concelho.

 

Para além dos cabeças de cartaz que passaram pelo palco principal durante os quatro dias do certame, houve ainda muita animação com danças do concelho, cante alentejano, o VII Festival de Folclore Feira D’Aires, o II Encontro de Música Popular “Alentejo é nossa terra” e o III Festival de Acordeão. Destaque ainda para a Corrida de Toiros, organizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo.

De salientar ainda o sucesso do Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires que registou, mais uma vez, a participação de um grande número de atletas, num total de 18 equipas. João Figueiredo do concelho de Viana do Alentejo, pelo Clube da Natureza de Alvito, repetiu a proeza do ano passado, ao alcançar o 1º lugar na corrida principal (10 km).

Foram muitos os devotos de N.ª Sr.ª D’Aires, oriundos de vários pontos do Alentejo e do resto do País, que se deslocaram a Viana do Alentejo para participarem nas celebrações religiosas, cujo ponto alto teve lugar no domingo, à tarde, com missa e procissão em torno do Santuário, que este ano esteve iluminado com iluminação artística durante a feira.

 

Terminada mais uma edição da Feira D’Aires o balanço é positivo: 70 expositores distribuídos pelo pavilhão das exposições e atividades económicas e pelo pavilhão dedicado à gastronomia, 4 dias com uma programação transversal a todo o tipo de público e milhares de visitantes, muitos deles munícipes do concelho a viver fora e que aproveitaram a ocasião para voltar, matar saudades da família e marcar presença na feira.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |