27 setembro 2019

Feira D'Aires 2019 foi um sucesso

Terminou ao som do cantor popular Quim Barreiros, no passado dia 23 de setembro, mais uma edição da Feira D’Aires, em Viana do Alentejo. Durante hora e meia, Quim Barreiros, mestre da “palavra popular”, pôs toda a gente a cantar os seus sucessos, numa tenda de espetáculos repleta.

​O certame que é um dos cartões de visita do concelho e pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, voltou a ser um sucesso. Cerca de 80 expositores das mais variadas áreas estiveram presentes no certame, organizado pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com as juntas de freguesia do concelho, associações e entidades locais.

Em termos musicais, já antes, na sexta-feira, Bárbara Bandeira levou ao rubro uma plateia maioritariamente jovem e, no sábado, foi a vez de Nelson Freitas, atuar no palco principal.

Durante a cerimónia de inauguração da feira que decorreu no passado dia 20, o presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, para além de enaltecer as parcerias com as diversas associações locais, anunciou “três projetos que totalizam um investimento superior a 2,2 milhões de euros” para o concelho. São eles o Projeto da Envolvente ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, cujo Município irá avançar com a candidatura a fundos comunitários, a Construção do Centro Social de Aguiar e a 3ª Fase da Requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo, cujos concursos públicos serão lançados em setembro/outubro.

Para além dos cabeças de cartaz que passaram pelo palco principal durante os quatro dias do certame, houve ainda muita animação com danças do concelho, cante alentejano, o X Festival de Folclore Feira D’Aires, o V Encontro de Música Popular “Alentejo é nossa terra” e o VI Festival de Acordeão. Destaque ainda para a Corrida de Toiros, organizada pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, no domingo, que teve praça cheia.

De salientar ainda o sucesso do 19º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires, uma prova que anima a vila de Viana toda a manhã do domingo de feira.

Foram muitos os devotos de N.ª Sr.ª D’Aires, oriundos de vários pontos do Alentejo, que se deslocaram a Viana do Alentejo para participarem nas celebrações religiosas, cujo ponto alto teve lugar no domingo, à tarde, com missa e procissão em torno do Santuário, com a presença do Arcebispo Emérito de Évora, D. José Francisco Sanches Alves.

Recorde-se que o Santuário terá em breve concluídas as obras de requalificação que, a par da intervenção na envolvente, irão dotar aquele local de culto das melhores condições de acolhimento ao visitante.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |