24 julho 2019

Exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos inaugurada em Alcáçovas

É inaugurada no próximo dia 26 de julho, pelas 17h30, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, a exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, manifestação inscrita pela Unesco como património mundial em 2015.

​A exposição que ocupa o 1º piso do Paço dos Henriques está dividida em 3 partes: a primeira sala é dedicada ao fabrico de chocalhos, a segunda à paisagem sonora e sensorial que os chocalhos produzem e, a terceira sala, aos mestres chocalheiros.

A exposição permanente contempla ainda 3 outras salas dedicadas ao conjunto artístico-arquitetónico, ao património e à memória oral, onde o visitante é convidado a depositar uma história biográfica.

Os espaços religiosos do Horto foram intervencionados de modo a melhorar a visita, tendo sido ainda colocada informação histórica no exterior.

De salientar que o projeto é suportado por uma plataforma digital, www.pagus.pt, cujos conteúdos estão dispersos de forma autónoma, pela exposição em mesas digitais ou em QR-Codes (código de barras) no exterior.

Esta plataforma é suportada por uma base de dados que aloja cerca de 30 000 registos de diferentes tipologias patrimoniais: natural, cultural (imóveis, objetos e imateriais) e documental.