30 junho 2015

Empresários do Concelho de Viana do Alentejo debateram novas oportunidades de financiamento

Decorreu no passado dia 26 de junho, o III Encontro de Empresários, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo (através do seu GADE - Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico), Associação Terras Dentro, CLDS + (En) Frente + e NERE – Núcleo Empresarial da Região do Alentejo, no Cineteatro Vianense.

​Subordinada ao tema "Portugal 2020 Novas Oportunidades de Financiamento para os Empresários", a iniciativa pretendeu apresentar ao setor empresarial os diversos programas de apoio existentes no âmbito do novo quadro comunitário de apoio – Portugal 2020, contribuindo para o esclarecimento das empresas nesta temática e para o sucesso na apresentação das candidaturas.

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, salientou que a situação atual das empresas não é fácil e que "a nossa região é muito frágil nesta matéria".

O autarca relembrou os empresários que o município reduziu a taxa de derrama para microempresas com um volume de negócios inferir a 150.000 € anuais para 0,5%, mantendo a taxa geral de 1%. Quanto ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está fixado na taxa mínina de 0,3%. O autarca salientou ainda que o GADE – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico continuará a apoiar os empresários através de atendimento personalizado e encaminhamento para as várias entidades, consoante os seus objetivos e necessidades.

O encontro contou ainda na sessão de abertura com a presença do presidente do NERE, Rui Espada, e em representação da Associação Terras Dentro, Rui Batista.

Em cima da mesa estiveram os sistemas de incentivo às empresas no Programa Alentejo 2020, os apoios às empresas no PDR 2020 – Plano de Desenvolvimento Rural, as medidas de apoio à contratação e ainda os serviços disponibilizados pelo NERE no apoio às empresas. A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo também esteve presente na sessão onde apresentou os serviços de apoio às empresas enquanto entidade acreditada para os vales simplificados no âmbito do Portugal 2020.

O encontro terminou à volta da mesa e com produtos caraterísticos do concelho.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |