07 junho 2016

Documentos do Arquivo Histórico Municipal em exposição em Aguiar

De 11 a 26 de junho vai estar patente ao público, no salão da Junta de Freguesia de Aguiar, a exposição “Documentos para a História de Viana, Alcáçovas e Aguiar: mostra documental”, da autoria de Fátima Farrica, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de freguesia do concelho.

​A iniciativa está integrada no programa da Festa da Primavera que decorre de 9 a 12 de junho, em Aguiar.

A exposição, que resulta de reproduções de documentos do Arquivo Histórico Municipal relativos às três freguesias do concelho, surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do foral Manuelino de Aguiar.

De salientar que o Arquivo Histórico, na posse do Município de Viana do Alentejo, foi organizado em 2004/2005 e permanece ainda desconhecido da maioria dos munícipes. Deste modo, esta mostra pretende potenciar oportunidades de contacto da comunidade com a documentação e constituir-se como meio para a aquisição de conhecimentos de base sobre a história do município.

Para além de documentação produzida e/ou acumulada pelo Município de Viana do Alentejo, estão ainda disponíveis no Arquivo Municipal, fundos documentais de outras instituições de Viana, Alcáçovas e Aguiar. Exemplo disso são os documentos referentes à extinção dos concelhos de Alcáçovas e de Aguiar, em 1836, que foram integrados no arquivo da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Esta exposição surge, igualmente, no âmbito do Projeto Conhecer a História, que teve início em 2013, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo com o apoio das Juntas de Freguesia e que visa a investigação, a preservação e a divulgação da história e do património do concelho. Esta exposição itinerante esteve patente ao público, pela primeira vez, em 2013, em Viana do Alentejo e, em 2014, em Alcáçovas.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |