25 março 2019

Doces do concelho de Viana concorem às 7 Maravilhas de Portugal

Três doceiras do concelho de Viana do Alentejo – Margarida Ilhéu, Casa Maria Vitória e Margarida Maia - vão concorrer às 7 Maravilhas Doces de Portugal, que pretendem eleger os melhores doces, realçando a tradição e a inovação associados a determinadas regiões do país.

​São sete as categorias a concurso: doces de território, bolo de pastelaria, doce de colher e doce de fatia, biscoitos e bolos secos, doces festivos, doces de fruta e mel e doces de inovação.

Entre os critérios qualitativos estão a origem e qualidade dos ingredientes que deverão ser da região, bem como a qualidade de execução demonstrando o domínio das técnicas de confeção. Nesta 8ª edição das 7 Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e pelas duas regiões autónomas.

Recorde-se que o concelho de Viana do Alentejo é terra de conventos e palácios reais, cujos segredos da tradição doceira perduraram no tempo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias. Doçaria conventual e palaciana que adoça os sentidos, como os Amores de Viana, as Sardinhas Albardadas, o Bole Real e o Bolo Conde de Alcáçovas, entre outros.

Para promover e valorizar este “património” do concelho o Município realiza-se todos os anos, em dezembro, em Alcáçovas, uma Mostra de Doçaria, cujos doces conventuais e palacianos são as “estrelas” do certame que, ao longo de três dias, leva centenas de pessoas a apreciar o que de melhor se faz nesta área.

Ainda no âmbito da Mostra de Doçaria e no sentido de sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, promove o concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, atribuindo prémios aos melhores doces a concurso.

A importância da doçaria estende-se à economia local, com uma das empresas sedeadas na Freguesia de Alcáçovas, a ser uma das principais empregadoras do concelho.

As 7 Maravilhas já distinguiram, entre outros, em anos anteriores as melhores mesas, aldeias, praias, gastronomia, naturais, origem portuguesa no mundo e ainda as maravilhas de Portugal, esperando-se que, este ano, o concelho de Viana do Alentejo possa figurar nos territórios mais doces de Portugal.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |