15 fevereiro 2017

Deco e Câmara de Viana do Alentejo reforçam os direitos dos consumidores em 2016

A DECO - Delegação Regional de Évora, no âmbito do protocolo vigente com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, registou no ano de 2016, um aumento de quase 105% de pedidos de intervenção relativamente a 2015.

​O Gabinete de Apoio ao Consumidor no Município de Viana do Alentejo recebe na tarde da última sexta-feira de cada mês, uma jurista da DECO Évora que, no Balcão Municipal da Câmara Municipal de Viana do Alentejo atende os munícipes do concelho, prestando informação e apoio na resolução de conflitos de consumo e em situações de sobre-endividamento das famílias. Este atendimento é gratuito aos consumidores.

Em resultado do protocolo com o Município de Viana do Alentejo, verificou-se durante o ano de 2016, um aumento do número de reclamações apresentadas pelos munícipes consumidores de Viana do Alentejo, tendo sido registados 61 pedidos de intervenção, número muito superior ao de 2015 em que se registaram 30 pedidos. As comunicações eletrónicas (41%), a compra e venda (20%) e ainda as questões do sobre-endividamento (16%,) foram os temas que lideraram as reclamações neste último ano.

A DECO e a Câmara têm desenvolvido uma parceria vantajosa para que os consumidores de Viana do Alentejo resolvam os seus conflitos de consumo e beneficiem de melhor informação para fazer as escolhas de consumo mais acertadas e fazer uma melhor gestão do seu orçamento. Para isso, têm sido também dinamizados espaços de informação em rádios locais oferecendo um maior acesso dos consumidores à informação.

Ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal, os munícipes do concelho poderão beneficiar de apoio da DECO estabelecendo, para o efeito, contacto prévio com a Autarquia a fim de realizarem marcação para o atendimento mensal, através do contacto telefónico 266 930 010.

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