19 maio 2015

Concelho de Viana do Alentejo vai ter Projeto de Alargamento do Perímetro de Rega do Alqueva

No passado dia 13 de abril foi lançado pela EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., o concurso público para elaboração do Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo e respetivo bloco de rega, pelo valor base de 375.000€ (Diário da República, 2.ª série - N.º 71 - 13 de abril de 2015 - Anúncio de procedimento n.º 2143/2015).

​Este é um dos projetos prioritários para a empresa e a sua elaboração visa a execução no âmbito de novo quadro de fundos comunitários. O projeto compreende diversas infraestruturas, nomeadamente uma estação e conduta elevatória, reservatório (s) de regularização, adutor e rede de rega, para cerca de 4500 ha, sistema de automação e telegestão e rede de drenagem.

Este é um projeto há muito ambicionado pelos agricultores do concelho de Viana do Alentejo e pelo Município que, de há alguns anos a esta parte, têm vindo a trabalhar em conjunto no sentido de demonstrar de forma efetiva interesse no projeto e de o tornar uma realidade. Desde 2012, têm vindo a realizar-se algumas reuniões de trabalho de concertação e recolheu-se informação sobre todos os interessados e potenciais áreas a regar. Essa informação foi transmitida à EDIA, que foi desenvolvendo um esboço da área potencial a regar e, agora mais em concreto, de uma intenção de projeto para o concelho de Viana, a ligar ao projeto em implementação em Vila Nova da Baronia.

O Município de Viana do Alentejo considera que este é um projeto de crucial importância para o desenvolvimento do concelho, em particular para a atividade agrícola, que em muito beneficiará com a disponibilidade da água do Alqueva, para o desenvolvimento de novos projetos e para um maior desenvolvimento do setor e das atividades ligadas à agricultura.