09 novembro 2016

Concelho de Viana é fundador da “Rota da Estrada Nacional 2”

Foi constituída formalmente, no passado dia 5 de novembro, a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2), por escritura pública, realizada no município de Santa Marta de Penaguião, numa cerimónia onde estiveram presentes 21 dos 32 municípios atravessados pela referida via e o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

​A Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro, portanto, Portugal Continental de Norte a Sul, numa distância de cerca de 739 quilómetros, é a terceira mais extensa do Mundo, ficando apenas atrás da Route 66, nos Estados Unidos da América, e da Ruta 40, na Argentina. Através da criação desta associação pretendem-se explorar as potencialidades de cada Concelho, bem como promover, junto de quem a percorre, a identidade e o património português na sua diversidade de costumes, gastronomias e paisagens, à semelhança do cariz turístico associado à mítica Route 66.

Para além do âmbito nacional, pretende-se a internacionalização da Estrada Nacional 2, num projeto socioeconómico que visa, entre outros aspetos, combater a desertificação do interior do país e oferecer uma alternativa turística de excelência ao litoral do território.

O Presidente do Município de Viana do Alentejo considera que “este é mais um projeto importante para o futuro do nosso Concelho e, por isso, a ele aderimos desde a primeira hora”. Bengalinha Pinto acredita “que esta rota turística ajude a criar riqueza em cada um dos concelhos que atravessa, através da divulgação de todo o seu património”.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |