12 abril 2019

Cidades e Vilas Cerâmicas Portuguesas reúnem-se com ceramistas no seu 1º aniversário

No próximo dia 17 de abril, precisamente quando se completa um ano da existência da APTCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica), os catorze municípios cerâmicos portugueses vão reunir-se, nas Caldas da Rainha, para comemorar esta data e para divulgarem aos seus objetivos junto de outras municípios candidatos à Associação bem como de ceramistas convidados vindo de todo o país.

​​Neste dia realizar-se-á uma reunião da Direção da Associação, bem como uma Assembleia Geral das cidades e vilas cerâmicas portuguesas, realizando-se entre as duas reuniões uma sessão de apresentação da Associação bem como de projetos em que as cidades cerâmicas europeias estão envolvidas com a participação de Portugal.

Haverá também uma receção com especialidades alimentares regionais e vinhos das várias cidades e vilas abrangidas pela Associação, para demonstrar o potencial de associar a cerâmica portuguesa à tradição gastronómica e vinícola do nosso país.

A APTCVC tem como membros fundadores os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial, estando prevista para este dia a aprovação da lista dos membros honorários, onde estão incluídas as principais instituições da cerâmica portuguesa, bem como podem ser indicados ceramistas de créditos demonstrados ao longo da sua vida profissional.

Igualmente irá ser divulgado o programa do BOM DIA CERÂMICA, que este ano terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa, para chamar a atenção do público e das autoridades nacionais para este produto e material ligado aos primórdios da Civilização e que, até hoje, constitui um testemunho da criação humana e da criação de valor e de emprego.

Recorde-se que a Associação Portuguesa está a concretizar a adesão ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, que já é constituído pela Itália, França, Espanha e Roménia, a que se irá juntar este ano a Alemanha e Portugal.

A AeuCC, constituída em janeiro de 2014, contará com a participação de mais de uma centena de cidades cerâmicas de toda a Europa, nomeadamente 36 cidades italianas, 22 francesas, 28 espanholas, 16 romenas, 10 alemãs e 14 portuguesas, num projeto de cooperação e de intercâmbio com o objetivo de valorizar a cerâmica, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.

Entre as principais cidades de tradição cerâmica europeia participantes nesta rede, estão Faenza, Albisola, Deruta, Nápoles, Nove, Pesaro (Itália), Aubagne, Saint-Amand-en-Puisaye, Sèvres, St. Quentin La Poterie (França), Talavera de la Reina, Alcora, Argentona, Manises (Espanha), Horezu (Roménia), Horn-Grensausen, Mettlach, Selb (Alemanha).

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |