19 julho 2016

Castelo de Viana regressou ao período de 1500

Viana do Alentejo vestiu-se a rigor para receber a Feira Quinhentista, que nos dias 16 e 17 de julho, que levou o Castelo, situado no centro histórico da vila, de volta ao período de 1500.

​Cortejo, declamação de poemas, dramatizações, danças, entrega do foral, encantador de serpentes, espetáculos de fogo e artesão foram alguns dos ingredientes que trouxeram de volta a história ao Castelo para dois dias de animação e cultura.

Em ambiente de festa não faltaram também as tasquinhas, o porco no espeto e a ceia quinhentista.

A feira quinhentista teve início com um cortejo, no sábado, pelas ruas do centro histórico, invadidas por diversas personagens, numa verdadeira lição de história. O Largo de S. Luís, nas imediações do Castelo encheu para assistir ao Torneio a cavalo, que nos dois dias entusiasmou os presentes. Destaque também para a ceia quinhentista que decorreu no interior do Castelo, e cujos participantes, cerca de 50, trajaram a rigor.

A iniciativa que surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da outorga dos forais manuelinos de Viana do Alentejo e de Aguiar e da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo (1516 – 2016) foi promovida pelo Município de Viana do Alentejo e diversas entidades parceiras, com o objetivo de promover o conhecimento histórico através da recriação de ambientes da época.

A Feira Quinhentista contou com a parceria da Velha Lamparina, Associação Equestre de Viana do Alentejo, Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Secção Cultural “O Restolho” do Grupo de Cantares Populares Seara Nova, Associação de Caçadores do Concelho de Viana do Alentejo e o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |