02 dezembro 2019

Cante alentejano homenageado na Mostra de Doçaria em Alcáçovas

Numa altura em que se assinalam os 5 anos da inscrição do cante alentejano na lista do Património Cultural Imateral da Unesco, o Município de Viana do Alentejo irá assinalar a data com a presença dos grupos corais do concelho na Mostra de Doçaria que se realiza de 6 a 8 de dezembro.

​A tarde de sábado, que se pretende que seja de homenagem a todos aqueles que preservam as nossas tradições e mantêm a nossa identidade, vai contar com a presença do Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, o Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, o Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo e o Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo.

De salientar que, com a classificação do Cante como Património da Humanidade, em 2014, assistiu-se no concelho a um crescente entusiasmo à volta do cante, que se traduziu numa maior dinâmica dos grupos já existentes e também no aparecimento de outros, com a particularidade de serem compostos por um elevado número de jovens.

A esta ação não será alheio o apoio do Município de Viana do Alentejo que, em 2013, declarou o cante alentejano como Património de Interesse Municipal, como forma de reconhecer a sua importância em matéria de identificação histórica e memória coletiva. Outra medida que muito contribui para a dinâmica do cante no concelho, é o apoio aos 9 grupos dado pelo Município, no âmbito de uma forte política cultural.

Entre as medidas de apoio ao cante alentejano encontram-se também o patrocínio do livro “Os grupos corais, o cante alentejano e a sua salvaguarda”, editado pela MODA – Associação do Cante Alentejano, em 2012.


 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |