11 maio 2016

Cante alentejano e chocalhofone na Pedreira dos Sons 2016

Cante alentejano e a apresentação de uma peça musical com o chocalhofone são as novidades da 4ª edição do festival de música clássica, Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 20 e 22 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.

​O cante alentejano, nas vozes do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, vai fazer ouvir-se logo no primeiro dia de festival, dia 20, a partir das 21h00. Segue-se a apresentação de uma peça musical com o chocalhofone alentejano, constituído por 32 chocalhos modelo “picadeira”, criado no âmbito da Candidatura do Fabrico de Chocalhos a Património Cultural Imaterial com necessidade de Salvaguarda Urgente, e apresentado em junho do ano passado, durante um concerto na Igreja Matriz de Alcáçovas, na peça “Pastorale”, criada pelo Maestro Christopher Bochmann. Ainda no primeiro dia do festival haverá o visionamento de filmes e um concerto com a Orquestra e o Coro do Departamento de Música da Universidade de Évora (UÉ).

No sábado, a partir das 21h00, haverá vídeo projeções “Viana Lux” dos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design, seguido da atuação do Grupo de Percussão e Coro do Departamento de Música da UÉ e ainda “Shakespeare in Ópera”, canto lírico e piano.

O terceiro e último dia da Pedreira dos Sons, domingo, começa com o concerto do Grupo de Música Contemporânea da Universidade de Évora, às 18h00, seguido do Ensemble de Jazz da UÉ.

Durante o festival Pedreira dos Sons, promovido pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora e a CulArtes, estará patente ao público uma exposição de design de alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora.

 

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |