14 dezembro 2016

“Cante Pr’ó Mundo” prestou homenagem ao cante alentejano

Nove grupos corais do concelho de Viana do Alentejo participaram no passado dia 10 de dezembro, num espetáculo de homenagem ao cante alentejano, que comemorou no passado dia 27 de novembro o segundo aniversário da inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco.

​O espetáculo “Cante Pr’ó Mundo” que teve lugar no Cineteatro Vianense, pelas 16h30, para além dos grupos corais - Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral Trabalhadores de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Moços da Vila, Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo e Grupo Malha Vacas – juntou em palco dois poetas populares do concelho que declamaram poemas de sua autoria.

Numa tarde onde a identidade e a cultura andaram de mãos dadas, os promotores do espetáculo, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e as Juntas de Freguesia do Concelho, pretenderam, desta forma, prestar homenagem aos homens e mulheres que, de geração em geração, mantêm vivas as nossas raízes e tornam eternas através da sua voz, dezenas de histórias e modos de vida caraterísticos do nosso Alentejo.

Recorde-se que em 2013, dada a sua importância e configurando-se esta manifestação como um importante elemento de identificação da sua história e memória coletiva, o Município de Viana do Alentejo declarou o Cante Alentejano como Património de Interesse Municipal.

Em 2012, a MODA - Associação do Cante Alentejano promoveu em Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, o XIV Encontro que juntou em palco cerca de 30 grupos corais e onde esteve em cima da mesa a situação do cante no presente, a organização dos grupos, o cancioneiro, os ensaios e a candidatura do cante a património cultural imaterial da Unesco. Posteriormente, foi editado pela mesma associação com o patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, o livro “Os Grupos Corais, o cante Alentejano e a sua Salvaguarda”, que resultou do Encontro realizado no Cineteatro Vianense, a 24 de novembro de 2012.

Esta homenagem que teve lugar no Cineteatro Vianense teve a particularidade de partilhar o cante com o mundo, através da transmissão, em direto, na internet (facebook do município), que, entre o direto e os acessos que se seguiram, regista já mais de 4 mil visualizações.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |