15 janeiro 2019

Calendário para a Igualdade de Género apresentado em Viana do Alentejo

O Calendário para a Igualdade de Género 2019 do Município de Viana do Alentejo foi apresentado no passado dia 13 de janeiro, no Cineteatro Vianense, no âmbito das Comemorações do 121º Aniversário da Restauração do Concelho.

​​A iniciativa resultou do Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, assinado em julho de 2017 por 12 entidades, entre as quais o Município de Viana do Alentejo e a Cáritas Arquidiocesana de Évora, com vista a alcançar uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.

Em novembro de 2018 foi assinada uma adenda ao referido Protocolo, altura em que se juntou ao projeto mais uma entidade parceira, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Para este primeiro calendário foram convidados/as munícipes das três freguesias do concelho, cujas profissões – bombeira, cabeleireiro, gestora agrícola, chocalheira, servente de pedreiro, treinadora de futebol, entre outras – são, nos nossos dias, desempenhadas quer por homens, quer por mulheres, sem qualquer tipo de discriminação.

Na sessão, para além da coordenadora do Núcleo de Apoio à Vítima (NAV) da Cáritas Arquidiocesana de Évora, Ana Luísa Matias, que fez o enquadramento do protocolo e apresentou exemplos do trabalho que tem vindo a ser efetuado, estiveram também presentes algumas das protagonistas que puderam apreciar o resultado final desta sua participação.

Descarregue aqui o calendário:
www.cm-vianadoalentejo.pt/pt/site-acontece/publicacoes/Documents/CALENDARIO_VA_2019.pdf