02 maio 2018

Arte Chocalheira de Alcáçovas no Palácio de S. Bento

A arte chocalheira de Alcáçovas marcou presença nos jardins do Palácio de São Bento, em Lisboa, residência oficial do primeiro-ministro, nos festejos das comemorações do 25 de abril, através da empresa Chocalhos Pardalinho, dos mestres chocalheiros, Guilherme Maia e Francisco Cardoso.

​Do vasto programa comemorativo destaque para a promoção e valorização dos produtos regionais do interior do país, bem como as manifestações classificadas pela Unesco como Património Cultural Imaterial, como o fado, o cante alentejano, os chocalhos e os bonecos de Estremoz.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, também esteve presente nos Jardins do Palácio de São Bento, a convite do Primeiro-ministro António Costa.

Durante a tarde milhares de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns espaços do Palácio de São Bento que, habitualmente, não estão abertos ao público.

Recorde-se que a arte chocalheira, uma manifestação cultural que tem em Alcáçovas a sua maior expressão nacional, foi inscrita em 2015 na Lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente da UNESCO.