06 março 2015

Arcebispo de Évora visita Centro do Cante e do Saber em Viana do Alentejo

O Arcebispo de Évora, D. José Alves, visitou hoje o Centro do Cante e do Saber, em Viana do Alentejo, onde foi recebido pelos três grupos corais da freguesia - Coral Feminino, Coral Velha Guarda e Coral e Etnográfico - ao som da moda "Ó Rama ó que Linda Rama".

​D. José Alves enalteceu o cante alentejano recentemente classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e elogiou os grupos por preservarem a nossa identidade e levarem a nossa cultura além-fronteiras.

 O arcebispo de Évora visitou ainda o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora onde foi recebido por alguns alunos. D. José Alves enalteceu a importância do curso de alfabetização frequentado por 7 alunos, referindo-se ao facto de, nos dias de hoje, ser essencial saber ler e escrever, salientando a importância de estarmos disponíveis em qualquer idade para adquirir conhecimento.

Para o arcebispo de Évora, iniciativas como esta que mantém as pessoas ocupadas e ativas evitam uma das doenças dos tempos modernos, a solidão.

Esta ação surge no âmbito da visita Pastoral 2015 à Vigararia de Alcácer do Sal, iniciada no passado dia 27 de fevereiro, com visitas às freguesias de Aguiar e S. Bartolomeu do Outeiro.

De salientar que a visita de D. José Alves, a diversas instituições em Viana do Alentejo começou ontem, dia 5, tendo sido recebido na Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, no Lar da Santa Casa da Misericórdia, no Posto da GNR e também nos Paços do Concelho e na Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

A Visita Pastoral termina no próximo dia 15 de março, pelas 15h00, com a reabertura da Igreja Matriz de São Salvador de Alcáçovas, após obras de recuperação e conservação, numa cerimónia presidida por D. José Alves.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |