12 dezembro 2016

Apresentado em Alcáçovas livro sobre os chocalhos

No passado dia 1 de dezembro foi apresentado no auditório do Paço dos Henriques, em Alcáçovas, pelas 16h00, o livro “Ó, Vitorino!”, de Antonieta Félix e ilustração de Alexandra Mariano.

​A obra, que surge no âmbito das comemorações do 1º aniversário da inscrição do fabrico de chocalhos como Patrimínio Cultural Imaterial da Humanidade com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela Unesco, é editada pelo Município de Viana do Alentejo, pela Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Aguiar e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo.

Presentes no lançamento do livro estiveram, para além da autora Antonieta Félix e da ilustradora Alexandra Mariano, o presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e o jornalista e diretor do Diário do Alentejo, Paulo Barriga.

O livro, destinado ao público infantil, está dividido em duas partes, uma primeira com a história, e uma segunda com informação sobre a arte chocalheira e o processo que levou à sua classificação como património da humanidade, bem como informação específica sobre o fabrico de chocalhos.

Segundo a autora, Antonieta Félix, a ideia de escrever este livro surgiu há dois anos durante um colóquio sobre património imaterial que contou com a presença de dois jovens chocalheiros de Alcáçovas, Francisco Cardoso e Guilherme Maia, a trabalhar ao vivo. Depois de algumas conversas com chocalheiros mais velhos e de um ano de pesquisa o livro foi editado pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Junta de Freguesia de Alcáçovas e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Para o presidente do Município de Viana do Alentejo, apesar de haver muito para fazer no que toda à preservação da arte chocalheira acredita “que este livro é um bom contributo para o Plano de Salvaguarda que está a aguardar financiamento de fundos comunitários”. Já o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo garante que “todas as linhas do Plano de Salvaguarda são para concretizar nos próximos dois anos”. Ceia da Silva assegurou ainda que irão “cumprir fielmente os compromissos para com a Unesco”.

A cerimónia terminou com uma sessão de autógrafos. O Livro “Ó, Vitorino!” está disponível para venda ao público no Balcão Municipal e nos Postos de Turismo, em Viana do Alentejo e em Alcáçovas.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |