19 janeiro 2018

Aníbal Alcino oferece Quadro ao Município de Viana do Alentejo

No dia 13 de janeiro, data em que se celebrou as Comemorações do 120.º Aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo, no Cineteatro Vianense, durante a tarde, foi apresentado o documentário “Viana do Alentejo: Terra de Barro” do realizador António Menêzes, que retrata a produção oleira vianense até aos nossos dias, recordando os métodos de produção tradicionais e os tempos áureos da olaria de Viana.

​A ação contou ainda com a participação de personalidades ligadas à olaria e à cerâmica, como Alcino Mesquita, filho do Mestre Aníbal Alcino, antigo professor da Escola de Olaria e Cerâmica Médico de Sousa, e os antigos alunos Francisco e Josefa Lagarto, filhos do Mestre Francisco Lagarto e João Pacheco, filho do oleiro Manuel António Pacheco.

Na impossibilidade de marcar presença o Mestre Aníbal Alcino, de 91 anos, enviou pelo seu filho um quadro a óleo, como oferta à Câmara Municipal.

Esta “composição pictórica”, pintada à mão apresenta um tema característico do Alentejo, representando um grupo de alentejanos de capota a prepararem-se para cantar, no interior abobadado de uma adega onde se guardam os vinhos mais famosos de todo o país.

A Tela está exposta no espaço do Balcão Municipal dos Paços do Município.