25 novembro 2014

“Alentejo, Alentejo” junta grupos corais no Cineteatro Vianense

​Trajados a rigor os seis grupos corais do Concelho de Viana do Alentejo estiveram presentes na exibição do documentário “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut, no passado dia 23, no Cineteatro Vianense.

O filme que retrata o cante alentejano é “uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes”. Durante hora e meia, os grupos puderam rever-se em diversos contextos - rejuvenescimento do cante, o cante no feminino, a interpretação das modas e a temática do cante – acompanhando a evolução do cante que marca a identidade do nosso Alentejo.


Galardoado com o prémio de melhor longa-metragem no IndieLisboa 2014, o filme faz o retrato do cante nascido nas tabernas e nos campos, transmitido ao longo de várias gerações.
Participam no filme, para além do Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, os Camponeses de Pias, os Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, o Grupo da Casa do Povo de Serpa, as Ceifeiros de Cuba, o Grupo do Sindicato Mineiro de Aljustrel, as Papoilas do Corvo, os Rouxinóis da Damaia e os Bubedanas.


Numa semana decisiva para a candidatura do cante que, ao que tudo indica, será classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, o presidente da Câmara, Bengalinha Pinto, garante que a responsabilidade será maior no sentido de preservar esta identidade do Alentejo. O autarca não põe de lado a hipótese de, à semelhança do que acontece já em outros município, levar o cante às escolas, como forma de transmitir às gerações mais novas esta tradição e de as incentivar para o cante, no sentido de preservar aquilo que é nosso e faz parte da nossa identidade.


No final da exibição do filme, os 6 grupos corais juntaram-se em palco para cantar um hino ao Alentejo.


Recorde-se que a 9ª comissão do Comité da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial está reunida desde ontem, e até sexta-feira, dia 28, em Paris altura que anunciará a sua decisão sobre as várias candidaturas, entre elas a do cante alentejano.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |