25 maio 2017

Alcáçovas pronta para receber o 10º Encontro da Rede Europeia de Sítios da Paz

A vila de Alcáçovas está pronta para receber o 10º. Encontro da Rede Europeia de Sítios da Paz que se realiza dia 26 de maio, sexta-feira, naquela vila alentejana, a convite do Município de Viana do Alentejo e da Junta de Freguesia de Alcáçovas.

De manhã os delegados de organizações de vários países europeus serão recebidos no Paço dos Henriques pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, e pela Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Sara Pajote, seguindo depois para o auditório do Paço onde o Grupo Coral Paz e Unidade dará as boas vindas com o Cante Alentejano. Seguem-se as intervenções da Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo. A visualização de um pequeno vídeo sobre o Concelho de Viana do Alentejo completará esta sessão de boas vindas.

Durante a manhã o encontro de Alcáçovas centrará a sua atenção no processo de certificação da Rota de Sítios da Paz como Rota Cultural do Conselho da Europa e os resultados da reunião sobre este assunto que se realizou no passado dia 11 de maio, no Luxemburgo, entre responsáveis da Rede e o Diretor Executivo do Instituto Europeu das Rotas Culturais, havendo ainda oportunidade para que alguns convidados, casos da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e do Eurodeputado Carlos Zorrinho, intervenham nesta sessão.

Durante a tarde o encontro irá discutir as linhas do orientação e a atividade futura da Rede Europeia de Sítios da Paz havendo ainda lugar a uma visita guiada ao Paço dos Henriques, centrada no processo da sua recuperação e nos projetos futuros para o espaço. As delegações finalizarão a sua estadia em Alcáçovas com uma visita ao Fabrico de Chocalhos, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

No sábado, dia 27, as delegações estrangeiras visitarão a vila de Viana do Alentejo, nomeadamente o Castelo, a Igreja Matriz e o Santuário de Nª. Srª. D’Aires e terão oportunidade de assistir a um dos espetáculos que integram o Festival “Pedreira dos Sons” que decorre durante o fim de semana naquela vila.