18 maio 2017

A música clássica continua a ouvir-se na Pedreira dos Sons 2017

A música clássica volta a estar em destaque na 5ª edição do Festival Pedreira dos Sons, que se realiza entre os dias 26 e 28 de maio, numa pedreira de mármore desativada, situada junto à estrada entre Viana do Alentejo e Vila Nova da Baronia.

​São esperados três dias de muito apelo aos sentidos, num espaço com particularidades acústicas únicas e de rara beleza.

A abertura do evento contará com um apontamento de cante alentejano pelas vozes do Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo e do Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” no dia 26, a partir das 21h00. Segue-se a projeção de vídeos de alunos do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora e o concerto da Orquestra de Sopros sob a direção de Hugo Ascensão.

O segundo dia do Festival começa às 18h30, com a atuação do Coro A Compasso do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, seguido de concerto de Acordeão por João Dias, a projeção de vídeos dos alunos do Departamento de Artes Visuais e Design e o Combo de Jazz da Universidade de Évora. À noite, pelas 21h00, os sons voltam à Pedreira dos Sons com um Trio de Sopros, um Quarteto de Saxofones e ainda o som do acordeão de Gonçalo Pescada.

Para o terceiro dia da Pedreira dos Sons está agendado um concerto com a Orquestra da Universidade de Évora, sob a direção de Kodo Yamagishi, às 21h00.

Recorde-se que o Festival que começou em 2013 integrado no Projeto “Saber dos Sons” e tem vindo a marcar o panorama cultural do Concelho de Viana do Alentejo, é promovido pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora e a Culartes – Cooperativa Cultural, CRL.

Vídeo Promocional Pedreira do Sons 2017