31 maio 2017

A cerâmica no feminino em exposição no Cineteatro Vianense

É inaugurada no próximo dia 2 de junho, pelas 18h00, no Cineteatro Vianense, a exposição “Cerâmica no feminino: a olaria da Tia Filipa”.

A exposição surge no âmbito da iniciativa europeia Bom Dia Cerâmica que une as tradições cerâmicas de diversas cidades e vilas europeias com o intuito de as promover e a que o Município de Viana do Alentejo aderiu como membro fundador da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas.

A exposição apresenta ao visitante aquelas que terão sido as últimas peças modeladas pela oleira vianense Filipa Augusta Calado, uma das poucas mulheres oleiras que terão existido no nosso país.

As formas tradicionais modeladas pela Tia Filipa destacam-se das restantes produções vianenses pela sua decoração monocromática, assente no minimalismo da representação de motivos geométricos, vegetalistas ou até mesmo zoomórficos. Esta riqueza transforma esta coleção num estudo de caso dentro da tradição dos barros de Viana, e até mesmo da cerâmica portuguesa.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, pode ser apreciada até dia 11 de junho, entre as 10h00 e as 12h30, e das 15h00 às 17h30.​