19 janeiro 2017

“A Música Alentejana a Gostar dela Própria” no Cineteatro Vianense

Perante casa cheia, os grupos corais do concelho de Viana do Alentejo participaram, no passado dia 15 de janeiro, no Cineteatro Vianense, no espetáculo “A Música Alentejana a Gostar dela Própria”, com a presença do realizador Tiago Pereira.

​A iniciativa incluiu a exibição de curtas-metragens gravadas com os vários grupos do concelho, no âmbito do programa “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, com o intuito de alertar para a importância das tradições orais, nomeadamente, as cantigas, a música, os contos, a dança, entre outras manifestações culturais.

Recorde-se que a “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” é um projeto do realizador Tiago Pereira iniciado em janeiro de 2011 e que consiste em criar um arquivo da música através de um conceito simples: filmar os projetos e músicos em locais inusitados, sem excluir géneros musicais. Desde essa altura, o projeto tem vindo a registar ainda práticas musicais de tradição oral, cantigas, rezas, danças e também outros projetos de cariz urbano.

A iniciativa, que encerrou as comemorações do 119º aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo, foi organizada pela Associação de Cantares Populares Seara Nova e contou com o apoio do Município de Viana do Alentejo.