21 junho 2016

500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo em exposição

Até dia 29 de agosto está patente ao público no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo: 500 anos de História”, de Fátima Farrica.

​A exposição, que surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, pretende ser, segundo Fátima Farrica, "uma retrospetiva dos 500 anos de história da instituição que ao longo dos séculos prestou assistência aos mais desfavorecidos".  

A mostra que utiliza diversas fotografias e algumas peças baseia-se na documentação do Arquivo da Misericórdia e nasce na sequência do projeto, também da autoria de Fátima Farrica, intitulado "Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo: salvaguarda de uma memória histórica assistencial", para a organização, inventariação e acondicionamento deste arquivo executado entre 2014 e 2015.

A exposição que pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, insere-se também no projeto "Conhecer a História", desenvolvido pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de Freguesia do Concelho, desde 2013, com o objetivo de investigar, preservar e difundir o património e a história do concelho.

Durante a inauguração o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo realçou, mais uma vez, a importância do ciclo de exposições que tem vindo a ter lugar no Castelo de Viana e endereçou um convite para que acompanhem as atividades que vão decorrer até ao final do ano no âmbito dos 500 anos dos Forais Manuelinos de Viana do Alentejo e Aguiar e dos 500 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Rui Pão Mole, esta é uma exposição pensada há já algum tempo, que só é possível com a parceria entre várias entidades.

Presente na inauguração esteve também Ana Cristina Paes, Técnica Superior da Direção Regional de Cultura do Alentejo que considerou a "parceria efetuada com o município muito proveitosa  e funcional na gestão do Castelo de Viana do Alentejo". Ana Cristina Paes revelou ainda que só é possível manter a programação do Castelo com o apoio do Município.

Promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, a exposição conta com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |