07 junho 2016

500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo em exposição

Dia 9 de junho é inaugurada no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 18h00, a exposição “Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo: 500 anos de História”, de Fátima Farrica.

​A exposição, que surge no âmbito das comemorações dos 500 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, pretende ser uma retrospetiva dos 500 anos de história da instituição que ao longo dos séculos prestou assistência aos mais desfavorecidos.

A mostra que utiliza diversas fotografias e algumas peças baseia-se na documentação do Arquivo da Misericórdia e nasce na sequência do projeto, também da autoria de Fátima Farrica, intitulado “Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo: salvaguarda de uma memória histórica assistencial”, para a organização, inventariação e acondicionamento deste arquivo executado entre 2014 e 2015.

A exposição insere-se também no projeto “Conhecer a História”, desenvolvido pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio das juntas de Freguesia do Concelho, desde 2013, com o objetivo de investigar, preservar e difundir o património e a história do concelho.

A exposição é inaugurada dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, como forma de alertar para a importância da preservação e da divulgação histórica, que pode servir de fonte de informação para um conhecimento mais profundo e consistente do passado do concelho em todas as suas vertentes.

A exposição é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia local e da Direção Regional de Cultura do Alentejo. Está patente ao público até dia 29 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |